Powered By Blogger

Surrealismo biomórfico

Entre Novembro e Dezembro de 2019, levei a cabo cerca de uma centena de desenhos e apontamentos, numa espécie de brainstorming, sempre que procuro desbloquear a criatividade uso o biomorfismo, surge-me espontaneamente do subconsciente e nessa quase centena de desenhos, encontrei material suficiente para criar uma obra que considerasse satisfatória às minhas exigências mentais, fundi dois desenhos, que deram lugar à obra que espero partilhar aqui, quiçã no próximo post.    

Deixo-vos quatro desses desenhos, os outros foram para arquivo. 
Bom ano. 






Surrealismo biomórfico
Ano: 2019
Lápis sobre papel






Surrealismo biomórfico
Ano: 2019
Lápis sobre papel









Surrealismo biomórfico
Ano: 2019
Lápis sobre papel



Museu Coleção Berardo

Até breve...


Niki de Saint-Phalle




Henry Moore



Museu Coleção Berardo

Esta semana revisitei o Museu Coleção Berardo, sendo-me um pouco difícil descrever esta experiência, pois a exposição ''Coleção Berardo (1900–1960)'', é uma viagem ao que se fez de melhor no modernismo e na arte contemporânea do século XX, do cubismo ao dadaísmo, do surrealismo ao expressionismo abrstracto, passando pela pop art, entre outros estilos, artistas como Pablo Picasso, Amadeo Modigliani, Jackson Pollock ou Andy Warhol, são apenas alguns dos nomes de excelência que se podem apreciar.

Algumas das obras que tive o prazer de ver: 



Amadeo Modigliani e Pablo Picasso




Clement Serveau




Salvador Dali




Wilfredo Lam




Giorgio de Chirico




Jean Arp




Max Ernst




Joan Miró




Paul Delvaux




Robert Delaunay




Jean Dubuffet




Josef Albers




Mondrian




Yves Klein e Fontana




Yves Klein




Fernand Léger




Franz Kline




Willem de Kooning




Lee Krasner




Jackson Pollock




Mark Rothko




Arshile Gorky




Roy Lichtenstein




Andy Warhol









Há ainda outras exposições a decorrer, destaco: ''Coleção Berardo de 1960 à atualidade''


Anish Kapoor




Frank Stella




 Richard Serra





E a exposição “(Des)Construção da Memória”






Frenesim, noite branca, Braga

Por vezes a navegar na Internet, encontramos alguns tesouros, aqui, a minha participação na Oficina / Performance / Coro espontâneo, na Biblioteca Lúcio Craveiro, em Braga. A música, que arranhamos foi: '' 'I Want To Break Free'' dos Queen.












Fotos retiradas da página do Facebook, da noite branca de Braga.



Eduardo de Pinho





Do Impressionismo ao Surrealismo, a obra de Eduardo de Pinho, centra-se na Portugalidade.

Salgueiral no Inverno, Fiães

Aqui há dias, estive a rever algumas fotos que tirei há uns dois anos e meio, nos passadiços das Ribeiras de Fiães, encontrei uma, com um salgueiral no Inverno e lá fui às Ribeiras, constatar o que aconteceu depois deste tempo volvido. A estação é outra é certo, estamos no Outono e a foto que eu tinha, havia sido tirada no Inverno, os salgueiros engrossaram, havia muito mais luz agora, folhagem, ainda que a cair e o charco esse, tinha desaparecido, charcos temporários, acumulação das chuvas  do Outono e Inverno, penso eu. Não consegui esperar até Fevereiro, como ainda faltam alguns meses, orientei-me pela fotografia que tinha e decidi recriar este local, na pintura ''Salgueiral no Inverno, Fiães''






Salgueiral no Inverno, Fiães
Ano: 2019
Acrílico sobre tela, 70 x 60 cm



A fotografia abaixo remonta a Fevereiro de 2017






''No Parque das Ribeiras do Uíma predominam os salgueirais de porte arbustivo fisionomicamente  dominado pela borrazeira-preta (Salix atrocinerea), ainda que sejam frequentes outras espécies do género Salix. Estão normalmente associados a áreas encharcadiças adjacentes a cursos de água planos e com baixa velocidade da corrente. Os solos onde se desenvolvem tem elevado teor de humidade e possuem um bom horizonte orgânico. Os salgueiros de porte arbóreos (Salix alba e Salix atrocinerea) apresentam um mosaico de árvores onde os salgueiros são mais ou menos dominantes, embora também se podem ver choupos (Populus nigra e Populus alba), carvalhos alvarinho (Quercus robur) e freixos (Fraxinus angustifolia).´´





« Pintar um quadro significa compor. Se existir uma grande sensibilidade, estão criadas condições favoráveis para uma boa concepção artística.»

«Vamos interpretar a natureza; concretizemos as nossas impressões, as nossas experiências, numa estética ao mesmo tempo pessoal e consciente da tradição. O mais forte será aquele que escavar com mais profundidade e conseguir a realização plena - tal como os grandes venezianos.»

«Quis fazer do Impressionismo uma coisa que fosse tão sólida e duradoira como a arte dos museus.»

«A priori, não existem escolas. O factor determinante é a Arte como tal. Um quadro é bom ou mau.»

«Há duas coisas importantes no pintor: o olhar e o cérebro, que devem apoiar-se mutuamente. É necessário aperfeiçoá-los a ambos: o olhar, pelo estudo da Natureza, o cérebro, pela lógica das sensações organizadas que fornecem os meios de expressão.»  

«Não existe uma linha, não existe o modelado; existem contrastes. quando a cor atinge a sua riqueza máxima, a forma alcança a sua plenitude.»

«Quis copiar a Natureza e não consegui. Mas fiquei contente comigo próprio, quando descobri que, por exemplo, não é fácil reproduzir o sol, que é necessário dar-lhe expressão de qualquer outra forma... pela cor.»

«O meu código é o realismo. Mas um realismo cheio de grandeza, inconsciente. O heroísmo do real.»


Paul Cézanne (1839 - 1906)



Museu Convento dos Lóios - Sala António Joaquim

Algumas pinceladas do pintor António Joaquim, são mais do que aulas de arte, ensinam.
Duas das minhas obras preferidas expostas numa sala dedicada a este pintor feirense, no Museu dos Lóios, Santa Maria da Feira. 









Museu de Ovar


Neste sábado 12 de Outubro, inauguraram duas excelentes exposições no Museu de Ovar,  ''Reviver Macau após 20 anos'' (destaque para as vestes de noivos) e ''Pintura aguarelas'', que conta com nomes, tais como: António Pinto, Beatriz Campos, Bertha Augusta Bortes, Carlos Moura, Dórdio Gomes, Estevão Soares, Jaime Martins Barata, João de Lemos Gomes, João Hermano Batista, João Marques, João Rosa Rodrigues, Maria Flores., Querubim Lapa e Roque Gameiro.


Ambas as exposições podem ser visitadas até 30 de Novembro de 2019



Reviver Macau após 20 anos














Pintura Aguarelas