Paulo Fontes and Friends - de 18 de Junho a 11 de Julho na Casa da Cultura de Lourosa .


RUI ALEXANDRE CURRICULUM

Rui Alexandre Lopes de Sousa nasceu a 12 de Maio de 1981, na freguesia de Caldas de S. Jorge - Santa Maria da Feira.

Em 1999 terminou o Curso Geral de Artes do Ensino Secundário na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, tendo ingressado nesse mesmo ano a licenciatura em Design de Equipamento na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos. Antes de terminar a licenciatura (2003) participou no Programa Internacional de Mobilidade ERASMUS sendo a Hogeschool Antwerpen (Antuérpia – Bélgica) a instituição de acolhimento. Aqui desenvolveu o curso de Desenvolvimento de Produto/Design Industrial. Em 2004 realizou estágio profissional como Designer de Equipamento no Grupo BÉBÉCAR. No mesmo ano iniciou actividade lectiva em Artes Visuais e Educação Tecnológica que tem vindo a praticar desde esse momento. Em 2006 iniciou, paralelamente, o Doutoramento em Desenho pela Facultad de Bellas Artes da Universitat Politècnica de València (Valência – Espanha), tendo já adquirido o título de Especialista Universitário e o Diploma de Estudos Avançados em Desenho e suas Técnicas de Expressão.

Como prémios e distinções conquistou o 1º Prémio de Design de Equipamento do concurso Jovens Artistas '01 (Santa Maria da Feira). No mesmo ano, participou em parceria com João Real no concurso Prémio Internacional de Design onde lhes foi atribuído o 1º Prémio de Design de Equipamento. Com o projecto “CFF – Cork for Future”, acompanhado por Daniel Oliveira e João Real, em 2005 ganhou o 1º Prémio EMPREENDEDORES XXI, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Em 2008 foi-lhe atribuída uma bolsa complementar de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (FCT - MCTES).

Participou ainda em vários workshops, concursos, colóquios e projectos nacionais e internacionais tais como PORTO2001 – Capital Europeia da Cultura. Participou ainda em vários projectos de âmbito social e cultural. Foi também júri de avaliação em vários eventos tais como o Carnaval das Termas de Caldas de S. Jorge e Imaginarius Mais - Festival Imaginarius (Santa Maria da Feira).

Ao longo da sua carreira como designer, a nível profissional e cultural, desenvolveu inúmeros projectos gráficos, de interiores e eventos. No entanto destaca-se em 2003 como co-fundador e designer do ATELIERPRONAN (Porto) e, em 2006, co-fundador, designer e programador de eventos da DL - DESIGNLOCAL – Associação Cultural (Santa Maria da Feira). Dentro do âmbito dos projectos desenvolvidos pela DL destaca-se o 2nd Skin – Cork Jewellery (em parceria com a ESAD, com o apoio da Câmara Municipal de Santa da Feira e a Corticeira Amorim), inaugurado em Santa Maria da Feira e que percorreu vários países da Europa.

Ao nível das artes plásticas promoveu e orientou vários projectos, workshops e ateliers de pintura anuais para professores, alunos e funcionários nas escolas onde leccionou. Desenvolveu também grandes cenários e murais em espaços públicos. Das várias exposições realizadas, destaca-se a exposição individual “Presenças – o Elogio da Revelação” realizada em 2008, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com um total de quarenta obras de desenho e pintura.