sábado, 5 de junho de 2010

Paulo Fontes and Friends - de 18 de Junho a 11 de Julho na Casa da Cultura de Lourosa .

(In)ventos Literários , dia 26 de Junho às 21:30 na Casa da Cultura de Lourosa



Carlos Alberto de Seixas Maduro nasceu em Vila Real, em 1962. Tirou os cursos de Teologia e de Humanidades na Universidade Católica, reside em Santa Maria da Feira, onde exerce a profissão de professor.

Paralelamente, tem vindo a dedicar-se à investigação na área da Literatura Portuguesa (Época Barroca). Tem publicado, pela Faculdade de Filosofia de Braga, o livro Um Sermonário Mariano de Vieira, Maria Rosa Mística (tese de mestrado) e aguarda a defesa da tese de doutoramento intitulada As cartas de Vieira, um Paradigma da retórica epistolar do Barroco.

A primeira incursão no texto ficcional deu-se com o livro de contos Pontes e Portais (2006); em 2008, lançou a novela Quando a Fonte Secou. No mesmo ano, fez a primeira incursão na escrita romanesca, tendo concorrido ao primeiro Prémio Leya com o pseudónimo de Sebastião José. O romance foi um dos dois finalistas portugueses e vai ser publicado durante o mês de Junho com o título de A corda de Judas Iscariotes (O Quinto Império do Mundo).





Lurdes Breda nasceu no concelho de Montemor-o-Velho, onde reside. Frequenta o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses, da Universidade Aberta. Foi premiada em vários certames literários, quer a nível nacional, quer internacional.

Em 2005 foi, também, distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor”, uma iniciativa da Associação Fernão Mendes Pinto, em parceria com a autarquia local.

É autora de oito obras literárias e co-autora de outras quatro (três das quais editadas no Brasil): “O misterioso falcão de jalne”, “Asas de vento e sal”, “Zuleida, a princesa moura”, “Contos com Vinho Madeira – Cultura Madeirense na Forma Líquida”, “Na face do luar”, “Folhas ao Vento”, “Casa lembrada, Casa Perdida”, “A Nuvenzinha Cor-de-Farinha”, “O Duende Barnabé e as Cores Mágicas”, “O Abade João”, “Rosa dos Ventos” e “O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade”.

Com o intuito de promover a inclusão das pessoas portadoras de deficiência na sociedade, participa em projectos que englobam a literatura, a música e as artes de palco, em parceria com a APPACDM – Unidade Funcional de Montemor-o-Velho. É, com frequência, convidada para actividades que visam a promoção do livro e da leitura, junto das escolas.

Colabora na revista literária online “Livros & Leituras” e em jornais de âmbito local e regional. Mais em: http://lurdesbreda.wordpress.com/




Ana Paula Mabrouk nasceu em 1968, na aldeia de Ribeira de Frades, concelho de Coimbra, sob o nome de Ana Paula Ramos Amaro. É licenciada em Línguas e literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães, e possui a pós-graduação no Curso de Especialização em Tradução, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Desenvolve a actividade de professora há vinte anos e está colocada na Escola Secundária com Terceiro Ciclo Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova.

É autora do livro de contos “Alfabeto no Feminino”, da Editora Mar da Palavra (2005) e “Em Carne Viva”, da Editora Bubok – online – (2010) e co-autora das colectâneas “Travessias” e “Rosa-dos-ventos” das Edições AG (Brasil) (2008/2009), “Entre o Sono e o Sonho”, Antologia de Poesia Contemporânea, editada pela Chiado Editora (2009) e Poiesis, Vol. XVIII, da Editorial Minerva (2010).

É membro do Grupo Poético de Aveiro (GPA) e da Associação dos Amigos de Avis (ACA). Tem um blogue literário – Escrevinhando: Riscos e Rabiscos – que pode ser consultado em http://anamabrouk.blogspot.com. Tem páginas no Facebook e no Mural de Escritores.




Isabel Rosete é natural de Aveiro e é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui, ainda, o mestrado em “Estética e Filosofia da Arte”, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Actualmente, é doutoranda na Universidade de Aveiro, com o projecto de Tese “Uma Poética da Música em Martin Heidegger: os Domínios da Poesia e o Canto dos Poetas” e docente do Ensino Secundário do Quadro de Nomeação Definitiva, do 10º Grupo B – Filosofia, na Escola Secundária José Estêvão de Aveiro.

No que se refere à sua participação em publicações impressas, há a salientar: “Correio Sindical”, Jornal do Sindicato Nacional dos Professores da Zona Centro; “A Voz dos Pais”, Revista Trimestral da Confederação Nacional das Associações de Pais; “Diário Regional de Aveiro”; “Revista Arrabalde”; “O Ilhavense”; “Vide-Verso”, Antologia Poemas, Andross Editora, São Paulo, Brasil, Março de 2008; “Roda do Mundo 2008”, Antologia Internacional, Ottoni Editora, São Paulo, Brasil, 2008; “Poiesis, Volume XVII”, Antologia de Poesia e Prosa Poética Portuguesa Contemporânea, Editorial Minerva, Lisboa, Março de 2009; “Roteiro(s) da Alma”, Conto & Poesia, Vinte autores, Editorial Minerva, Lisboa, Setembro de 2009; “Poiesis, Volume XVIII”, Antologia de Poesia e Prosa Poética Portuguesa Contemporânea, Editorial Minerva, Lisboa, Fevereiro de 2010; Ângelo Rodrigues, “Alquimias” – Antologia – 1989 – 2010 (autora dos textos: “Prefácio I” e “Impressões – I”), Editorial Minerva, Lisboa, Março de 2010 e “Vozes do Pensamento” – Uma Obra para Espíritos Críticos, Editora Ecopy, Porto, Janeiro de 2010 (primeira obra de Poesia, a solo, publicada em Portugal; primeira obra da quadratura “Pensamentos Dispersos e alguns Manifestos” - Fragmentos descontextualizados).

Tem, também, os seguintes títulos publicados: “Mudança e Inovação Educacional no Contexto da Reforma Educativa”; “Educar para a Interdisciplinaridade I: Algumas Considerações Prévias”; “Educar para Interdisciplinaridade II: A Área-Escola e o Paradigma da Interdisciplinaridade”; “A Escola que temos e a Necessidade de Mudança e Inovação Educativa”; “O Novo Modelo de Direcção e Gestão dos Estabelecimentos de Ensino não Superior e as Propostas de Inovação Educacional”; “Didáctica Filosofia face aos Novos Programas: Estratégias e Métodos”; “Educar para a Autonomia e para a Liberdade”; “Em Prol da Solidariedade”; “Educação e valores: Do Abstraccionismo Legislativo à Concretude Real”; “A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses”; “Para uma Compreensão Ontológica da Existência em Martin Heidegger”; “Quantos são Mistérios da Escrita”; “Nas Montanhas do Coração”, ensaio literário-filosófico sobre Rainer Maria Rilke; “A Escrita do Silêncio em Vergílio Ferreira”; “Nas Montanhas do Coração” (ensaio poético-filosoófico Sobre Rainer Maria Rilke, a partir das obras “Sonetos a Orfeu”, “As Elegias de Duíno”, “Cartas a um Poeta”, “Apaixonadamente e querida Lou” e “Quantos são os Mistérios da Escrita”.

Em termos editoriais, traduziu do francês/alemão/grego para o português, efectuou a revisão científica e literária da obra de Emanuel Levinaz, Em Decubran L’existance avec Husserl et Heidegger, para a Divisão Editorial do Instituto Piaget, fez a revisão literária da obra de Paula Pinto, “Marés de Poesia”, Editora Temas Originais e é colaboradora da Editorial Minerva.

No que diz respeito à poesia, foi co-organizadora da “Tertúlia Orpheu”, em colaboração com o Director Literário da Editorial Minerva, Dr. Ângelo Rodrigues, sob o tema “A Poesia no Romantismo”. Declamação de poemas próprios e de outros autores; organizadora do Sarau de Poesia/Tertúlia relativo ao tema “Poesia e Jornalismo” (Museu Municipal de Oliveira de Frades); organizadora e apresentadora da sessão de lançamento das obras de José Valgode, “Só é Jornalista quem pode” e “Poeticamente vivendo” (Museu Municipal de Oliveira de Frades); organizadora e apresentadora da sessão de lançamento da obra de Paula Pinto, “Marés de Poesia” (Biblioteca Municipal de Ílhavo) e é membro do Grupo Poético de Aveiro (GPA).

Em termos de Internet está presente nos sites:

http://isabelrosete.blogspot.com (Poesia – autora);

http://isabelrosetefilosofias.blogspot.com (Filosofia – autora);

http://isabelroseteheidegger.blogspot.com (M. Heidegger – autora);

http://isabelrosetecinephilias.blogspot.com (Cinema – autora);

http://isabelroseteliterografias.blogspot.com (Literatura – autora);

http://isabelrosetemundiartes.blogspot.com (Artes – autora);

http://isabelrosetecci.blogspot.com (Ílhavo – autora);

http.//isabelrosetevergiloferreira.blogspot.com (Vergílio Ferreira – autora);

http://isabelrosere.muliply.com (Filosofia/Poesia/Literatura – autora/colaboradora);

http://www.prof2000.pt/users/secjeste/Isarosete/omeupensamentoviaja.htm (Filosofia/Poesia/Literatura/Fotografia/Artes – colaboradora);

http://www.leialivro.sp.gv.br (Poesia – colaboradora);

http://www.revista.critério.com.br (Filosofia/Poesia/Literatura – colaboradora);

http://www.literaturalivre.com.br (Poesia/Literatura – colaboradora);

http://escreva.com/ (Poesia – colaboradora);

http://www.vaniadiniz.pro.br (Filosofia/Poesia/Literatura – colaboradora);

http://br.groups.yahoo.com/group/portal_brasileiro_da_filosofia/ (Filosofia – colaboradora);

http://textolivre.com.br (Poesia/Literatura – colaboradora);

www.consciencia.org/heideggerisabelrosete.html (Filosofia/Literatura – colaboradora);

http:/articulturas.ning.com/ (Artes/Filosofia/Poesia/Música/Psicologia/Eventos culturais – administradora/editora);

http://serpenteemplumada.blogspot.com/ (Filosofia, Poesia, Espiritualidade... – colaboradora);

http://arevistaentre.blogspot.com/ (Revista “Entre- Culturas” – colaboradora);

Http://umoutroportugal.blogspot.com/ (Sobre Portugal – colaboradora);

www.livroseleituras.com (“Livros & Leituras – colaboradora nas áreas da Filosofia/Filosofia da Arte/Estética/Educação/Psicologia/Poesia/Literatura).