Powered By Blogger

Grutas da Moeda e Centro de Interpretação cientifico - ambiental

''Em 1971, dois caçadores perseguiam uma raposa que se refugiou num algar existente no meio do bosque. Entraram e ao percorrer o seu interior aperceberam-se da sua beleza, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias. Descobriram as Grutas da Moeda.
A gruta tem uma extensão visitável de 350 metros e uma profundidade de 45 metros abaixo da cota de entrada. A temperatura ronda os 18.º C, constante durante todo o ano, o que a torna fácil de visitar por todos.''

Texto retirado do site das Gutas da Moeda: https://www.grutasmoeda.com/

















 




A gruta é lindíssima, a visita é guiada, terminada a visita segue-se uma prova de abafadinhos da moeda e a visita continua ao Centro de Interpretação Científico e Ambiental das Grutas da Moeda. 


''CICA gm - Centro de Interpretação Científico-ambiental


Para além da estrutura natural da gruta, pode também visitar o Centro de interpretação Científico-ambiental (CICA gm). Aqui o visitante pode descobrir como se forma uma gruta e como esta interage com a biodiversidade local, entender qual a importância do calcário na nossa região e como influencia o modo de vida das pessoas. Pode ainda admirar uma magnífica e única exposição de minerais e fósseis de Portugal e de muitos outros países.
Na nossa loja encontra uma enorme variedade de minerais e fósseis de vários países.'' 

Texto retirado do site: https://www.grutasmoeda.com/


























Excelente para uma visita em família. 


Os Rostos de Fátima , fisionomias de uma paisagem espiritual - exposição temporária

Os Rostos de Fátima , fisionomias de uma paisagem espiritual - exposição temporária

'' A História de Fátima contada a partir dos rostos que a fizeram....''

Exposição temporária a decorrer no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Convivium de Santo Agostinho, Basílica da Santíssima Trindade. 

Entrada livre

Segunda-feira a domingo

09:00 às 13:00

14:00 às 18:00 






































Deixo aqui uma pequena amostra, do muito que se pode ver nesta exposição. 



Duas caixas de arrumação Shabby chic

E assim termino o stock de caixas de esferovite que tinha para reciclar, quanto à proveniência das mesmas, transporte de medicamentos, agora são caixas de arrumação, no estilo Shabby chic, estas duas últimas, dedico-as a Georg Friedrich Händel, só porque sim. 



































La Belle Époque

Acabo de terminar uma '' trilogia '' por assim dizer, de caixas de arrumação, reaproveitando três caixas de esferovite, embora seja um material frágil, tentei endurecer as caixas com cola, tinta e verniz, antes da aplicação da decoupage e outros materiais, chamei a esta trilogia ''La belle époque'' em homenagem a uma época que me inspira artisticamente. 






Nesta primeira caixa usei o chamado ''patchwork'', com o que me foi sobrando ao longo dos tempos, neste caso guardanapos para artes decorativas, acaba por ser um pouco mais trabalhoso, mas o resultado até compensa e a pessoa a quem se destinou ficou bastante agradada com o resultado.   















Esta mais floral, reminiscência do meu apreço pelo impressionismo e romantismo. 















A outra caixa, aparece num post anterior, que certamente já viram, podem aproveitar para comentar, votos de uma boa semana.