Powered By Blogger

Natureza morta cubista II




Natureza morta cubista II
Ano: 2019
Acrílico sobre tela, 75 x 70 cm 



« O cubismo tem objectivos tangíveis. Nós vemo-lo apenas como uma forma de exprimir o que apercebemos com os olhos e com o espírito, ao mesmo tempo que tiramos partido de todas as possibilidades que se nos oferecem através do desenho e da cor. Assim se tornou numa fonte inesperada de regozijo para nós, num manancial de descobertas. »

« A forma como desenvolvemos o Cubismo não foi intencional, até certo ponto só pretendíamos exprimir o que sentíamos dentro de nós. Ninguém nos impôs um programa, e os nossos amigos, os poetas, seguiram atentamente os nossos esforços sem nunca nos imporem o que quer que fosse. »

« Eu pinto as coisas como penso nelas, não como as vejo. »

« Estou sempre em movimento. Olho à minha volta. está-me destinado um local, mas já mudei, já estou noutro lugar, nunca paro quieto. Fora com o estilo! Será que Deus tem um estilo especifico? »

« A pintura é mais forte do que. Obriga-me a fazer o que ela quer. »



Pablo Picasso 


Arte na Raia II - Ecomuseu de Barroso, Montalegre

Ainda alguns registos fotográficos, créditos das fotos: 
Filipe Barros, da Galeria Vieira Portuense, aquando da inauguração da exposição colectiva de artes plásticas  ''Arte na Raia II'' que está a decorrer no Ecomuseu de Barroso, Montalegre, até 29 de Abril de 2019 

Organização: 

Ecomuseu de Barroso, Galeria Vieira Portuense e Câmara Municipal de Montalegre.




















Casa Museu Marta Ortigão Sampaio

No passado domingo de manhã, desloquei-me à bela cidade do Porto, para visitar a exposição da Joana Vasconcelos no Museu/ Fundação de Serralves. 
Ao chegar, não sem surpresa, deparei-me com uma fila às portas deste Museu, como não gosto de filas, fui revisitar a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, visitei esta casa Museu, há uns anos, antes das obras a que a casa foi submetida. 

Simplesmente uma pérola no coração da Boavista, na rua Nossa Senhora de Fátima n.º 299








































Um ano depois, nova visita...
























Por Conta Própria II – Artistas autodidactas feirenses

Por Conta Própria II – Artistas autodidactas feirenses - Museu Convento dos Loios e Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
Em exposição, até 31 de Março, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira e no Museu Convento dos Loios, 38 trabalhos nas áreas de desenho, pintura e escultura de 19 artistas autodidactas naturais ou residentes no concelho de Santa Maria da Feira,

Listas de artistas:

Acácio Rouxinol, Ana Ribeiro, Celestino Ferreira, David Santos, Dias Pinto, Dinis Mesquita, Eduardo Depinho, Germano Santos, Graça Lima, Ilda Relvas, Ismael Silva, Jaime Marques, José Lino, José Pereira, Leonor Sousa, Maria O. Sequeira, Paulo Fontes, Teresa Heitor e Zulmira Vita.

Horários:

» das 10h00 às 19h00 (segunda a sábado), na Biblioteca Municipal;
» das 9h30 às 17h00 (terça a sexta) e das 14h30 às 17h30 (sábados e domingos), no Museu dos Lóios.


ENTRADA GRATUITA













































Por Conta Própria II – Artistas autodidactas feirenses - Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira

Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira e o Museu Convento Dos Loios voltam a acolher a exposição bienal “Por Conta Própria” que, nesta edição, exibe 38 trabalhos nas áreas de desenho, pintura e escultura de 19 artistas feirenses. Esta mostra – inaugurada este sábado pelo presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa – pode ser visitada até 31 de Março, nos seguintes horários:
» das 10h00 às 19h00 (segunda a sábado), na Biblioteca Municipal;
» das 9h30 às 17h00 (terça a sexta) e das 14h30 às 17h30 (sábados e domingos), no Museu dos Lóios.
A entrada é gratuita!






























Restaurante Nevada, Montalegre

Nada como um bom repasto, no restaurante Nevada, antes da inauguração Exposição colectiva de artes plásticas organizada pela Galeria Vieira Portuense no Ecomuseu de Barroso, Espaço padre Fontes



Mnham....Mnham....






Um brinde com o carismático e incontornável figura da cultura, Padre Fontes 






O mentor e senhor de grande cultura, promotor destas actividades e muitas outras ligadas às artes e à cultura, Dr. Agostinho Costa, e sua esposa.






Uma mesa rodeada de amigos e artistas, Cristina Maya Caetano, Jorge Marques (excelente artista e uma das mais notáveis personalidades do panorama musical lusitano, vocalista dos Tarântula) e a artista e poetisa Ester de Sousa e Sá, sempre bem acompanhada. 






A queimada protagonizada pelo padre Fontes.